NOME: Bernardo Branco
NICKNAME: Benny
DATA DE NASCIMENTO 09/11/1995
LOCAL: Estoril
REGULAR OU GOOFY: Regular
MATERIAL:
Prancha: Liquid Force Super Trip
Botas: Liquid Force Watson
PATROCÍNIOS: SkiWorld, Nautique Portugal, Fox
HÁ QUANTOS ANOS PRATICAS WAKEBOARD?
Era bastante pequeno quando comecei, não sei ao certo que idade foi uma vez que toda a minha vida estive envolvido em desportos aquáticos, mas eu diria há uns bons 13 aninhos.
A MAIORIA DOS PRATICANTES DESTA MODALIDADE TEM UMA BARRAGEM, LAGO OU RIO HABITUAL. QUAL É A/O TUA/TEU?
Castelo de Bode. Sou sortudo ao ponto de ter uma casa mesmo em cima da água. Não me posso queixar.
É, TAMBÉM, A TUA BARRAGEM PREFERIDA? PORQUÊ?
Podia enumerar mil e uma razões mas vou me limitar às pessoas, ao facto de ser uma barragem com imensos canais secundários que me permite treinar sem vento mesmo durante os dias mais ventosos e ao clima. A verdade é que ter água a 28 graus durante o verão habituou-me mal…hoje em dia mal consigo tomar um banho na praia! Quem nunca lá esteve não sabe o que tem andado a perder!
QUAL É O TEU BARCO E ONDA FAVORITOS?
Sem sombra de duvida o Nautique G23. Já andei atrás desse barco com uma onda maior do que muitas que vejo praia!
QUAL FOI A TUA MELHOR PASSAGEM, EM PROVA OU TREINOS?
A minha melhor passagem alguma vez feita foi em treino, pois ainda não consegui aterrar o 900 em prova atrás do barco (um dia no entanto). A minha melhor passagem em competição foi no Campeonato Nacional de 2015. Consegui fazer uma prova limpa e sem quedas com todas as manobras mais técnicas que tinha andado a treinar para a competição.
QUAIS SÃO AS TUAS MELHORES MANOBRAS? E AS QUE GOSTAVAS DE CONSEGUIR FAZER?
Teria de ser o 900 ou o Crowmobe 540. Hoje em dia tenho o objectivo de aterrar uma manobra “rewind”. A que eu tenho em mente envolve fazer uma rotação de 360 graus frontside e depois 180 graus na direção oposta (backside). Como temos uma pega em que podemos puxar é possível fazer se este tipo de manobras que em desportos como snowboard e skate não são.
JÁ TRAÇASTE OBJECTIVOS PARA ESTA TEMPORADA?
Manter o título de campeão nacional, aterrar a passagem que tenho em mente no Campeonato do Mundo (que vai ocorrer outra vez em Castelo de Bode) e lançar um bom vídeo.
COMO VÊS O FUTURO DO WAKE EM PORTUGAL?
Promissor. Temos das melhores condições atmosféricas e geográficas para praticar este deporto. E aliás, já se vê o desporto a crescer, cada vez há mais gente interessada e isso é algo que me dá uma grande satisfação de presenciar.
QUAL FOI O EVENTO NO QUAL COMPETISTE E GOSTASTE MAIS?
Foi o Campeonato do Mundo da WWA que ocorreu em Castelo de Bode em 2015. Dos curtos 21 anos que conheço Castelo de Bode nunca vi a barragem com tantas pessoas e todas elas a vibrar com Wakeboard.
JÁ ALGUMA VEZ TE LESIONASTE?
Acho que já perdi a conta. Já parti as pernas, desloquei o ombro, rompi ligamentos do joelho, no entanto nada se compara à dor insuportável que é partir uma unha com a pega…
QUAL É O/A RIDER PREFERIDO/A, NACIONAL OU ESTRANGEIRO E PORQUÊ?
Raph Derome. Nunca vi o Raph Derome fazer uma manobra sem estilo. Honestamente, eu acho que ele não conseguiria mesmo se tentasse.
DESCREVE-NOS O TEU DIA PERFEITO…
Qualquer dia de verão na barragem sem vento. Fácil.
QUE OUTROS DESPORTOS PRATICAS?
Snowboard, Barefoot, Wakesurf e Surf (de banheira)
QUAIS SÃO AS TUAS BANDAS OU MÚSICAS PREFERIDAS?
Mozart
PARA FINALIZAR, QUEREMOS SABER QUAL É O TEU LEMA COMO PRATICANTE DE WAKEBOARD?
No pain no gain baby!